30 outubro 2014

Povo sem noção

Acordei cansada, depois de uma noite mal dormida, regada a chocolate e choro, onde decidi que sair da cama e tomar banho era duro demais e resolvi ficar na cama.

Mas sempre tem um infeliz pra tocar a campainha às 10 da manhã, o que para mim naquele momento representava as 5 da matina.

- Vamos Luiza, abra essa porta, preciso usar o banheiro! – Sim era a Ingrid sem noção totalmente, só os melhores amigos conseguem te encher o saco quando você está deprimido.

Abri a porta sem vontade nem de olhar pra cara dela, sai resmungando: vá ao banheiro e depois rua... hoje ninguém me tira da cama!

- Eca! Você está horrível, foi atropelada por um trem? Pior dormiu sem banho, chorando e comendo chocolates. Vai acabar gorda assim, sabia?


- Ingrid não é a toa que te chamo sem noção. Você tem ideia de que como estou me sentindo?

Antes de responder ela corre para o banheiro e na volta sai abrindo as cortinas do apê e especialmente do quarto; pra quem chorou até o dia clarear e dormiu de qualquer jeito, a ressaca era igual a de uma cachaça barata e ingrata. A cabeça doía, o corpo estava moído, e a voz dela vinha do infinito.

De repente ouvi o barulho do chuveiro e saiba que se eu não fosse livre e espontaneamente pro banho, iria de roupa e tudo, porque os melhores amigos são assim, não desistem da gente com facilidade.

Fui obrigada a ir pra baixo do chuveiro, vesti um vestido azul fresco e curto, proporcional ao calor que fazia lá fora e arrastada pra comer algo.

- Um croissant de queijo com presunto um suco de laranja, uma torrada imperial com bastante queijo pra minha amiga e pra mim...

- Pode parar não quero comer nada! Só voltar pra cama!

- E pra mim o mesmo, pois hoje vamos assassinar a dieta.

- Bem, agora que fiz os pedidos, Luiza chorona, vamos conversar. Quero saber o que rolou ontem a noite que a deixou assim. E não adianta olhar pra mim com essa cara de cachorro lambido.

A conhecia bem demais pra saber que ou era falar ou era saber que ela iria interrogar até o papa pra obter minha confissão. Mas precisava antes colocar as idéias em ordem, foquei o olhar na Lagoa Rodrigo de Freitas e respirei fundo, muito fundo antes de começar.

- Bem, vou te ajudar, tem haver com o Caio, acertei?

- Credo, Ingrid, assim, a seco, sem vaselina? Como você sabe que é ele o causador de todo esse sofrimento?

- Porque eu te conheço há uns 15 anos, vocês estão juntos pra baixo e pra cima há uns dois meses. Esse lance de amizade especial não ia rolar, né? Agora fala, o que houve.

- Eu me declarei a ele, só isto. A gente ia sair, tínhamos um show pra ir, mas eu perdi a cabeça, não segurei a onda e...

- E agiu como uma adolescente de 15 anos que ainda há dentro de você! Foi e falou tudo assim, na caruda, sem vaselina. Acertei?

- Sim...

- Respira, inspira e não pira. Calma, tome um gole do suco. E conclua, como você falou, assim cara a cara? Via whatzap? Como foi?

- Enviei uma mensagem de texto pra ele via Facebook ontem a tarde. E desde então, estou esperando uma resposta dele.

- Deixa eu ver a mensagem, vai me dá ai.



Como ela era intrometida, céus! Só eu pra aturar essa criatura. Mas sem reclamar passei o Iphone pra ela. As caras e bocas que ela fazia enquanto lia, me fazia recordar cada linha do que havia escrito:

Caio,
Desculpe. Primeiramente saiba que estou morrendo de vergonha de escrever isto. Mas eu decidi me afastar de você.
Tomei a decisão e pretendia fazê-lo aos poucos, quase de forma imperceptível, mas não dá, desde que você falou comigo de manhã a cabeça está girando, o coração está na boca e eu estou remoendo tudo isto.
Não dá, não consigo mais ficar perto de você. E definitivamente o que eu aprendi com o coach é usar o TBC. Estou afim de você, queria muito mais do que simplesmente amizade, mas não é o que você quer, não é o que você espera ou deseja.
E eu respeito.
E eu já passei da idade de ficar brincando de gato e rato com meus sentimentos. Desculpe, mas estamos em sintonias diferentes e eu estou me machucando. Neste momento estou jogando a toalha pra não me machucar mais e me afastando de você.
Desde quinta-feira tenho ponderado muito sobre isto e decidi que não dá pra gostar de você e ficar perto como amiga, então, decidi me afastar de você.
Por favor, não precisa nem responder, porque eu já sei qual vai ser a resposta e no momento já basta o que está indo dentro de mim.
Bjs e saiba que sempre vou torcer por você”.

- Eu não acredito que você falou isto? E depois eu sou a sem noção, boca solta? A loka dessa amizade? É isto mesmo?

- Para Ingrid, assim eu vou embora e me devolve essa porcaria de celular.

- Num vai a lugar algum sem comer nem que seja o croissant inteiro e o suco de laranja também.

- Te odeio, sabia?

- E eu te amo minha loka certinha da vida! Mas eu N.Ã.O acredito que você fez isso! Afinal de contas vai perdeu um amigo. – pausa pra ela respirar e pra eu comer alguma coisa, mas antes que eu pense em algo pra mudar de assunto... - ...aquele corrimão de boate metido a gostosão. Quem ele pensa que é pra usar você assim e...

- E o que criatura? Pode xingar de todos os nomes porque eu já o fiz e ainda estou fazendo. Eu sei que a anta dessa vez fui eu e não você. Além do que eu..

E de repente senti o perfume dele, perfume batido, o conhecido CK1 parando ao meu lado e entendi porque ela abriu a boca e não fechou mais.

- Luiza, precisamos conversar, você não acha? Oi Ingrid, tudo bem?

Ingrid saiu mais rápida do choque do que eu e já foi disparando:

- Oi Caio, como você nos encontrou?

- Por meio do GPS do celular da Luiza, esqueceu que ela o mantém ligado direto e que eu tenho acesso a ele?

Cara de pau! Eu tinha me esqueci disto e preciso fugir agora. Pensando seriamente em me jogar nas águas da Lagoa, mas é tão poluída...

- Luiza, vamos conversar? Ingrid você nos deixa sozinhos só por uns instantes? Pode ficar aqui por perto, termine seu café em outra mesa, prometo que pago o seu café da manhã.

Ele se senta diante de mim, a bermuda solta e a camiseta amassada diziam que ele tinha passado uma noite um tanto difícil quanto a minha.

- Luiza, será que você não notou que eu estou há dois meses tentando me aproximar de você, mas que você nunca deixou? Nunca deu brecha. Imagina qual foi minha reação ao desistir de você, receber essa declaração sua? – tentei cortá-lo, mas ele não deixou – Não, não, não me interrompa, apenas escute.

- Cara, sou doido por você desde que te vi naquela festa da turma da faculdade, seu jeito de menina, risonha e divertida me conquistou. Você acha mesmo que entre as demais que o corrimão de boate aqui pegou (sim, eu ouvi essa!), eu não iria preferir você? Já que estamos na mesma sintonia me dá uma chance? Me deixa provar que eu não quero você somente como minha amiga especial. Hein?  O que acha?

Não tenho como responder, pois o beijo que ganho foi o melhor e mais esperado que tive em anos.

Ao fundo escuto a sem noção da Ingrid assoviando e pedindo pros garçons fazerem coro as palmas.


E assim uma nova fase começa em minha vida. Só que agora sem sabotar dieta comendo chocolate a noite inteira e aproveitando cada minuto ao lado de quem eu estou realmente afim.

11 outubro 2014

Gramática Contemporânea

Sou uma viciada por mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram etc. – leio, vejo e participo  sempre.

Mas tem algo que me deixa muito preocupada: a quantidade de erros de português que encontro.

Isto é lamentável e comprova que o brasileiro não lê, não gosta de estudar e considera o nosso idioma algo simplório demais para ser utilizado corretamente.


Gosta de escrever? É blogueira? Participa de sites de relacionamento? Faça uso do bom senso e passe a utilizar um dicionário, com certeza seu vocabulário irá melhorar substancialmente, há um on line que recomendo: Priberam

Também recomendo que leia mais e estude as regras gramaticas (por mais chatas que sejam), assim evitará alguns erros tão comuns e tão gritantes.

Alguns erros são assustadores, quer ver só?

Vamos brincar do jogo dos 4 erros? Fico imaginando o quão dolorido foi pra "gata" ler isto!
Quanto, comigo, por favor gritam por socorro!

Enteressada? Até meu note gritou por socorro agora.

Nem vou comentar essa.

Entegrante? É isso produção?



O que eu desejo é que você volte pra escola e aprenda a escrever.
Bem como a ter um pouco mais de respeito para com o próximo.
Esta menina precisava ser educada sobre o que é viver em sociedade.


E por fim, o melhor de todos, aquele que deu origem a este post.
Cedeu o nome para este post.
E ainda tenta se justificar...
Espero ter ajudado um pouquinho o nosso bom, querido, amado e velho português, bem como ter mostrado um pouquinho do que não se faz.

Ah! Todos os posts aqui compartilhados foram autorizados.

08 outubro 2014

Os filmes que amo de paixão

Fui desafiada a falar sobre os cinco filmes que mais me marcaram. Coisa difícil de se fazer, viu?
Cinéfila como eu, que assiste filmes do cinema mudo ao contos de fada da atualidade, apaixonada por efeitos especiais e por trilha sonoras levei 15 dias pra redigir este post.
Na lista coloquei de tudo, sempre a procura dos que mais me marcaram e, por fim, decidi escolher aqueles que mais me marcaram pela situação em que estiverem envolvidos, foram visto em família, com amigos especiais, ao lado de alguém importante ou que me trazem boas sensações. Não são novos, mas são especiais demais para mim.

O primeiro e digno de todas as boas recordações é o famoso "O Fantasma da Ópera", um clássico dos musicais e uma ópera de deixar qualquer um de queixo caído. Se não gosta de musicais e filmes românticos recomendo que o assistam para ver a versatilidade dos atores, o cenário luxuoso e as vestimentas dignas de conto de fadas. Visto e revisto em família, tem cheiro de sábado chuvoso e pipoca.

A versão que mais gosto foi lançada em dezembro de 2004, e tem como ator principal Gerard Butler, interpretando o Fantasma - impressionante como um ator consegue ser tão versátil, pois além de bonito, canta como ninguém neste filme. Uma curiosidade sobre este filme é que tanto Antonio Banderas e John Travolta fizeram parte da seleção para o personagem principal.

O filme é baseado na obra do escritor francês Gaston Leroux, tendo sido publicada pela primeira em 1910 e adaptada diversas vezes para o cinema. A história gira em torno do Teatro de Paris, onde contam que um fantasma vive escondido, suas peripécias e sua paixão pela doce Cristine Daaé.



O Segundo tem todo uma caráter muito sentimental, minha filha sempre pedia para assistir. Perdi as contas de quantas vezes assisti a este filme.



A Bela e a Fera é um conto infantil, escrito em 1740 (quanto tempo,hein?), sendo um tradicional conto de fadas francês. Não precisa apresentações e explicações todos conhecem e ao menos já viram alguma versão dele.




Recentemente foi lançada uma nova versão deste clássico tendo Vincent Cassel no papel da fera, recomendo assistir o filme no original, em francês. É muito lindo o sotaque, as palavras, tal como a versão, que é magnifica.


O Terceiro, não menos importante, mas muito valioso para mim, pois foi através dele que ensinei meu filho a gostar de cinema e da qualidade de um bom efeito especial está Star Wars.

A paixão é tanta que tenho todos os filmes, naves espaciais, sabre de luz e muito mais.

Seis filmes que contam a história de uma saga intergalática com muitos efeitos especiais, sons fabulosos, excelente atores e muita aventura. Pra quem não assistiu recomendo que iniciem pelos 3 últimos lançados para depois assistir aos 3 primeiros, assim, o melhor a fazer é assistir 4, 5 e 6 para depois assistir 1, 2 e 3.


A história de Darth Vader é fascinante, tendo por pano de fundo a guerra na galáxia.

Como deixar de lado Harry Potter? Impossível! O filme/livros que meus filhos aprenderam a ler, aprenderam a conhecer e gostar de cinema. Através dele minha filha aperfeiçoou o inglês. Caso queria dominar o inglês recomenda que assista com áudio e legenda em inglês, depois só com o áudio, após isto os demais filmes serão mais fáceis de entender.



Este trailer longo, mas quem é fã não se cansa de ver e super recomendável.

E por que não falar da saga Senhor dos Anéis? Elfos maravilhosos e eternos, homens bravos e valentes hobbits, um local maravilhoso, fantasioso, eis o cenário perfeito criado pelo professor, filólogo e escritor britânico J.R.R. Tolkien para apresentar novas línguas por ele criadas.



A saga de Frodo e do Um Anel contada em três filmes conta a bravura e a amizade entre seres de classes e mundos diferentes. Tendo sido agraciada com 17 Oscars, criou uma legião de fãs ardorosos espalhados pelo mundo todo. Quase virando uma religião para muitos. 

A história continua agora com The Hobbit, que também recomendo que assistam.

Não gosta? Só lamento, não sabe o que está perdendo.

Bem, eu deveria parar por aqui, afinal o desafio era falar de apenas cinco, mas...


Tem mais um que preciso recomendar, especial demais pra mim, pois meu pai gostava muito desse personagem e me ensinou a ver a beleza da obra de arte por ele produzida: Carlitos, o eterno personagem de Sir Charles Chaplin (acho que Renato Aragão se inspirou nele para criar o personagem Didi dos Trapalhões.).

Assistam a este filme, obra prima do cinema de todos os tempos! O Garoto, foi gravado em 1921(!!!), todo em preto e branco, sem fala, mas de uma sensibilidade incrível, contando a história de um homem e de um garoto, em busca de sobrevivência e de amor.

Mais atual do que este, somente o Grande Ditador ou Tempos Modernos, todos do grande mestre do cinema Charles Chaplin. 

Bem, vou parar por aqui, caso contrário continuarei falando e falando. Gostaram? Querem mais? 

Então visitem os Blogs Paty Dibona e Nanda Moda & Beleza e veja quais filmes elas escolheram para esse post conjunto. 

Bjs




05 outubro 2014

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento que surgiu nos Estados Unidos e tem como objetivo conscientizar a população para a importância da prevenção do câncer de mama - um dos maiores flagelos que aflige as mulheres.

A cor rosa deriva de um movimento iniciado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure que distribuía laços cor de rosa para as participantes da Corrida pela Cura, evento que acontece em Nova York anualmente.

De lá se espalhou pelo mundo e aterrizou no Brasil com força e determinação.

O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres brasileiras, atingindo mulheres de todas as faixas etárias, mas especialmente as que estão acima dos 40 anos, motivo pelo qual os especialistas recomendam que se façam os exames preventivos anualmente para as que estão acima dos 35 anos.

Os exames mais comum são a mamografia (que é um raio x de alta resolução) e o exame de toque, que pode ser feito pela própria mulher.

Crédito: http://www.umdoistres.com.br/magazine/magazine2011/cancer%20mama.htm

Por conta deste movimento lindo, várias cidades do mundo se vestem de rosa em apoio a causa:

São Paulo - Masp



Torre Eifel - Paris

Curitiba - Jardim Botânico

Brasília - Congresso nacional


Independentemente da idade, fazer o auto exame é fundamental para prevenir a doença, aparecendo algum caroço, procure o ginecologista para tirar dúvidas e fazer exames complementares caso ele ache conveniente.

Porque a melhor forma e tratar a doença ainda é a prevenção.

E aí, vamos aderir a campanha?

(fotos retiradas da internet, caso tenha créditos, por favor avise para que possamos creditar)