Ele foi inicialmente, projetado pra ser o Pavilhão Brasil na Exposição Universal de Saint Louis, nos EUA em 1904. O arquiteto e engenheiro militar, Coronel Francisco Marcelino de Sousa Aguiar, o criou de forma que pudesse ser transportado dos EUA pra cá. Na época, não foram poupados elogios à construção e, na ocasião, o Pavilhão do Brasil foi condecorado com medalha de ouro no Grande Prêmio Mundial de Arquitetura, o maior prêmio pra categoria na época. Após o evento, foi desmontado e trago para o Brasil, sendo montado no Rio de Janeiro em 1906, quando então passou a se chamar Palácio Monroe.
Durante os seus 70 anos de existência, sediou a Terceira Conferência Pan-Americana, foi sede da Câmara dos Deputados (na época a Capital era no Rio), do Senado Federal e do Superior Tribunal Eleitoral. Com a mudança da capital para Brasília, em 1960, se tornou o escritório do Senado aqui no Rio. Durante o Regime Militar foi transformado em sede do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).
Até que em 1974 começaram as obras para a construção do metrô fazendo com que dois anos depois o Palácio fosse demolido. Embora tenha havido campanhas e mobilizações, aquela era uma época em que o progresso era preterido e de nada adiantou. O que infelizmente foi uma merda para todos nós. O Palácio era um monumento lindo e poderia ter se transformando em um incrível museu.
Este é um antigo selo com o Palácio Monroe e o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra. |
O Palácio e o mar logo atrás. |
É mesmo poderia se tornar um grande museu.
ResponderExcluirVote no blog Sweet of Cherry aqui nesse blog, por favor
cate-land.blogspot.com.br
Sweet of Cherry