09 outubro 2012

John Lennon

John Lennon


No dia 09 de outubro de 1940 nascia em Liverpool, Inglaterra, uma das vozes mais marcantes de todos os tempos da música universal: John Winston Lennon, ou simplesmente, John Lennon.

De voz firme e constante, era capaz de criar letras e arranjos como poucos e foi o responsável – juntamente com Paul MacCartney pelo sucesso estrondoso dos The Beatles – e dono de uma carreira solo de muito sucesso.

Da dupla que formou nos anos 60 com Paul MacCartney, saíram sucessos como “Come Together”, “I Want to Hold Your Hand”, “In My Life”, e a minha favorita “Love Me Do”, estes e tantos outros são marcos da história do Rock e da música mundial. Impossível não ouvir alguns sons e observar a influência deste gênio musical em suas carreiras.

Após sair dos Beatles em 1970 (dizem as más línguas que foi por culpa única e exclusiva de sua mulher Yoko Ono – mas isto é outra história), permaneceu nas paradas de sucesso com diversas músicas e criações que até hoje conquistam legiões de fãs pelo mundo.

Impossível não mencionar sucessos como “Imagine”, um hino a paz lançado em plena guerra do Vietnã – ato de total protesto contra o poderio militar e econômico americano.

Outros sucessos consolidaram sua carreira solo: como “Woman” (a minha preferida!), Happy Xmas, (Just Like) Starting Over e tantas outras. A maioria clássicos tocados, cantados por pessoas de diversas idades que sabem apreciam um bom som.

Senhor de um gênio indomável e incompreensível teve sua vida recheada por escândalos, como quando afirmou que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo ou quando posou nu com a, então, namorada Yoko Ono para a capa do disco Unfinished Music No.1: Two Virgins, Disco experimental e de som (ao meu sentir) um tanto controverso.

John Lennon foi um notório ativista anti-guerra, promovendo verdadeira cruzada contra a campanha de norte americana no Vietnã, nesta fase compôs a música "Give Peace a Chance", de 1969.  Tal postura quase o levou a ser deportado dos Estados Unidos, tendo o presidente norte-americano Richard Nixon movido processo contra ele em 1972 com este objetivo.

A carreira de John Lennon se encerrou abruptamente no dia 08 de dezembro de 1980, ao ser assassinado por um fã alucinado na porta do prédio em que vivia em Nova York. Deixou os filhos Julian (de seu casamento com Cynthia Powell) e Sean Taro Ono Lennon e uma discografia fantástica – a mim perfeita.

A minha canção preferida, “Woman”, fala do amor dele por Yoko, mas que pode ser interpretada como o amor que todas mulheres merecem receber, um verdadeiro hino ao amor.

Feliz aniversário John, espero que esteja compondo e cantando onde quer que esteja.


Um comentário:

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs