09 outubro 2012

Orgulho e Preconceito


 Bom, este filme não é recente mas resolvi compartilhar com voces pois sou totalmente viciada.

O Livro

Sinopse - Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
 Se ainda não entendeu a importância da obra, basta dizer que os ingleses elegeram Orgulho e Preconceito o segundo livro mais importante de sua literatura, atrás apenas de O senhor dos anéis.
O livro é cheio de detalhes. No meu caso, vi o filme primeiro e despois li o livro. Super recomendo!

O Filme
O filme tambem nao deixa nada a desejar. As irmas Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) , a mãe (Brenda Blethyn), o pai (Donald Sutherland), Sr. Bingley (Simon Woods) e sr. Darcy (Matthew Macfadyen) fazem desta obra algo extraordinario de se ver...tanto que eu ja assisti a esse filme no minimo umas 9 vezes...acho que me apaixonei pelo Sr. Darcy.  O que mais eu poderia dizer, além de afirmar a perfeição dessa história? Jane Austen no momento é a minha autora preferida, de longe.


2 comentários:

  1. Adoro este filme. Faz refletir que nasci na época certa pra mim... heheheheh

    ResponderExcluir
  2. O amor era mais puro...tão bonito! Raro de se ver hj em dia!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs