19 outubro 2012

Outubro Rosa


O Outubro Rosa é um movimento na luta contra o câncer de mama, tem este nome em clara alusão à cor do laço que o simboliza, e sua finalidade é de incentivar as mulheres a fazerem a mamografia anualmente e, assim, reduzir os gastos com o tratamento do câncer de mama – gastos estes, que vão muito além do financeiro, atingindo a mulher na sua feminilidade, na sua visão de mundo, evitando os traumas e as seqüelas deixadas por esta doença devastadora.

O movimento surgiu por volta de 1990 nos Estados Unidos, onde a maioria das mulheres não fazia a mamografia, e através de ações combinadas em vários estados americanos o número de mulheres que passaram a fazer a mamografia aumentou substancialmente.

Posteriormente se espalhou pelo mundo, e hoje, em claro sinal de apoio governamental, vários monumentos públicos, durante o mês de outubro se colorem de rosa para lembrar as mulheres da necessidade de se fazer a mamografia.

É triste observar que apesar dos avanços tecnológicos no plano da prevenção e da saúde, uma grande parcela de mulheres não tem acesso a médicos, exames e tratamentos específicos. Somente recorrem ao médico público quando a única alternativa é a retirada da mama.

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil é o tratamento.  E a melhor forma de tratamento é a prevenção, sendo que o auto-exame da mama, feito mensalmente após a menstruação é a melhor arma que se tem. Caso note alguma alteração na mama, o médico deverá ser procurado com urgência.

Alguns sintomas do câncer de mama são:

§  Inchaço em parte do seio;
§  Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
§  Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
§  Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
§  Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
§  Caroço nas axilas


E você, o que tem feito para divulgar o Outubro Rosa ou se prevenir contra o câncer de mama?

Querendo maiores informações sobre o movimento Outubro Rosa ou sobre a prevenção do câncer de mama, dê uma olhada nos links dos sites Outubro Rosa e Mulher Consciente.















(Cristo Redentor pintado de rosa, em homenagem ao outubro rosa)


















(Torre Eiffel em Paris, também pintada de rosa, em homenagem ao outubro rosa)







By: Cláudia Batiston

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs