31 janeiro 2013

A estrada não trilhada



Num bosque, em pleno outono, a estrada bifurcou-se,
mas, sendo um só, só um caminho eu tomaria.
Assim, por longo tempo eu ali me detive,
e um deles observei até um longe declive
no qual, dobrando, desaparecia...

Porém tomei o outro, igualmente viável,
e tendo mesmo um atrativo especial,
pois mais ramos possuía e talvez mais capim,
embora, quanto a isso, o caminhar, no fim,
os tivesse marcado por igual.

E ambos, nessa manhã, jaziam recobertos
de folhas que nenhum pisar enegrecera.
O primeiro deixei, oh, para um outro dia!
E, intuindo que um caminho outro caminho gera,
duvidei se algum dia eu voltaria.

Isto eu hei de contar mais tarde, num suspiro,
nalgum tempo ou lugar desta jornada extensa:
a estrada divergiu naquele bosque – e eu
segui pela que mais ínvia me pareceu,
e foi o que fez toda a diferença.

(Robert Frost- Tradução de Renato Suttana)




    Na vida somos obrigados a fazer escolha – a todo instante. Escolhemos a comida, a roupa, o perfume que iremos usar. Escolhemos coisas mais sérias, como a faculdade que faremos,  a pessoa com quem casaremos.

   Mas nunca escolhemos os resultados de nossas ações: não adianta sonhar com o lado direito, se escolhemos o esquerdo. Querer o vermelho se preferimos o preto... e assim por diante.

    Por isto é tão importante e necessário que saibamos que escolhas tomar. Ponderar antes de escolher, decidir quando o coração está pronto pra isto.

    Ponderando sobre isto esta manhã, recordei um poema do escritor americano Robert Frost, onde ele fala: a escolha fará toda a diferença.

    A diferença de ser amado ou odiado, de ser feliz ou triste, de ter bens materiais ou espirituais (ou nenhum deles)... tudo dependerá das escolhas que fizermos.

    Qual é o caminho que você irá trilhar? Qual estrada escolherá? Eu ainda estou a pensar e você,  já conseguiu decidir o que fará?






Um comentário:

  1. Lindo o texto!!!! Amei

    Tem TAG pra você lá no Blog, bora responder?

    http://www.patyup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs