30 março 2013

Chocolate a delícia dos deuses


Eu tenho uma paixão deliciosa por chocolate, quem me conhece sabe que raramente consigo passar um dia sem comer. Tento de todas as formas superar este vício – sim porque é vício e faz mal em excesso – mas ainda não consegui.

Em ritmo de páscoa, e ovos de chocolate, resolvi contar um pouco mais sobre esta iguaria. Você sabe a origem do chocolate?

O chocolate tem como base o cacau, fruto nativo das Américas, produzido pelo cacaueiro. É cultivado há mais de três mil anos na região das Américas, há registros que comprovam que os povos do período Olmeca – nativos da região da América Central – já faziam uso do cacau.  

Os Maias o usavam na forma de bebida amarga – o xocatl,  daí a origem do nome Chocolate – que era temperada com baunilha e pimenta. Seus grãos eram utilizados por este povo como moeda, por exemplo, era possível comprar um escravo com a mísera quantia de 100 favas de cacau (míseras  no modo de falar).

O colonizador espanhol Hermán Cortés, lá pelos idos de 1519,  descobriu os segredos do cacau e sua utilização.  Que obrigava seus homens a fazerem uso da bebida, pois acreditava que uma dose dela permitiria os homens a caminharem um dia inteiro sem necessidade de outros alimentos. Para levar a iguaria para Europa  decidiram seguir um costume indígena: transformaram as sementes em pó, este era prensado em tabletes, que eram depois consumidos com a mistura de leite, açúcar, canela e anis na mistura antes de ingeri-la.

Somente em 1606 é que a iguaria entrou na Itália e de lá se espalhou pela o Velho Mundo, com várias casas de chocolate servindo a bebida para a aristocracia. A primeira fabrica de chocolate surgiu em 1659, quando  o rei francês Luís XIV concedeu a David Chaliou o privilegio de fabricar e vender a iguaria.

Várias mudanças foram acontecendo para que a iguaria se torna-se o que é atualmente: um dos alimentos mais difundidos e consumidos no mundo todo. Na metade do século XIX várias famílias deram seus nomes a fabricas de chocolates, entre elas três que resistiram ao tempo: Hershey,  Nestlé, e Lindt.

Antigamente, os cristãos pintavam ovos de galinhas para dar de presente em comemoração a Ressurreição de Cristo, mas os pâtissiers franceses resolveram encher as casas de ovos com chocolate e os pintavam, para serem dados de presente no lugar dos ovos de galinha. E assim, a moda do ovo de páscoa pegou.

Atualmente, é possível encontrar as mais diversas receitas de chocolate   - do simples ao leite – até aqueles que remetem ao inicio do consumo da iguaria com 70, 80% de cacau em sua composição.

Dos diversos tipos e sabores que tem no mercado, os tradicionais são:

Amargo: tem em sua composição pouca manteiga de cacau, pouco açúcar e nadinha de leite. Uma barrinha de 30 gramas tem 150 calorias.

É o mais indicado pra ser ingerido, pois faz mais bem ao coração, dá mais disposição e alimenta. Mas ainda assim engorda, viu?

Ao leite: é o mais preferido dos brasileiros. Leva açúcar, manteiga de cacau, leite, leite em pó ou leite condensado – essa receita é creditada ao farmacêutico alemão Henry Nestlé. Tem 159 calorias em 30 gramas.

Quer comer? Faça-o, mas com mais cautela.

Branco: eu não considero como um chocolate – como alguns especialistas – porque em sua formula não entra as sementes de cacau, apensas leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Super calórico, 30 gramas são 164 calorias.


Nesta época de páscoa, se vc for enviar o pé na jaca, digo, no ovo, saiba que poderá ingerir até 1000 calorias de uma vez – ou mais – então, já comece a pensar na dieta na segunda-feira, ok?

Os meus preferidos são:



 Ele é trufado, saboroso, derrete na boca como eu gosto...

Adoro os chocolates da Cacau Show! Sou bem suspeita pra falar deles.

















Este é da kopenhagen, marca brasileira com mais de 80 anos de mercado.

E seus ovos também são maravilhosos - mas o custo deles é de primeira linha.

Outro dia havia um pequeno por mais de R$ 90,00 - não consigo pensar neste valor em um chocolate.







Este é o da Godiva, que  é o meu favorito entre todas as marcas de chocolate. Ele é produzido na Belgica desde 1926 e tem os sabores mais refinados de chocolate.

No Brasil é uma marca cara, mas na Bélgica é possível encontrar os mais variados tipos de chocolate.

7 comentários:

  1. Santo chocolate que também não vivo sem!!!!

    Muita coisa que vc escreveu, eu nao sabia!
    Penteadeira das loucas tb é cultura! hehe

    www.patyup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante esse blog...
    vou dar pro Igor ler pq ele acredita que o chocolate branco é mais puro que o preto..mesmo assim ele AMA chocolate..srssr

    ResponderExcluir
  3. Sim, o chocolate faz um bem enorme ao coração! Obrigada pela visita meninas. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Chocolate é muito bom mesmo hehehe
    E as vezes ajuda em algumas coisas...mas tem muitas calorias

    Boa semana Claúdia

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, amo chocolate branco...até me deu vontade de abrir meu ovinhos de páscoa!

    Retribuindo a visitinha!

    Seguindo

    Bjo

    http://santoluxomakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amoo chocolates!
    Gosto bastante dos da Brasil Cacau também.
    Beijinhos
    http://llaranjas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ainda estou com um monte de chocolate gostoso aqui em casa....Amoooo
    Adorei saber mais!!!

    www.smedidacertta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs