06 setembro 2013

Resenha da série Instrumentos Mortais





     Quem aqui gosta de ler? Se perder diante de um livro (ou vários) com as frases feitas como "só mais um capítulo"; "só mais um parágrafo"? Descobrir que o sol nasceu em quanto você lia?

      Eu sou assim! Se deixarem perco a noção do tempo focada na leitura. E não foi diferente ao ler Instrumentos Mortais.

      Bem, depois de um final de semana às voltas com os três primeiros volumes - sim, li os três em um final de semana (acho que é um defeito de quem lê muito, sei lá, mas sempre consigo ler muito em pouco tempo), segue minha análise dos livros. 

       O Livro conta a saga de uma adolescente que se descobre membro de um mundo secreto, que tem nas veias o sangue de caçadores e que possui um poder inacreditável e inimaginável. Ao mesmo tempo Clary (ou Clarissa) descobre as dores do primeiro amor e de se apaixonar pelo cara errado: Jace. 

       O resto do livro é uma sequência de Crepúsculo, Harry Potter, com um pitadinha de outros livros juvenis que já li. Há vampiros, lobisomens (o melhor personagem pra mim é um Lobisomen - Lucian, me apaixonei por você. Pela primeira vez na vida prefiro o lobo ao vampiro), fadas, demônios e outros mais.

       As lutas são interessantes, os instrumentos mortais são fantásticos, e até mesmo o grande bandido dos três primeiros volumes, é interessante. Mas falta algo.

        Falta amadurecimento por parte da autora, há uma sensação de que falta algo e a tentativa dela de tornar o mocinho em um anti-herói é meio frustrante, pois ele é apenas um ser irritante (meio a Edward Cullen), mas menos construído, mais superficial.

          Desculpe, quem gostou, quem acompanhou e se apaixonou. Não estou dizendo que é totalmente ruim, estou dizendo que falta conteúdo e faltou algo para manter o foco no livro. Os personagens são pequenos e superficiais, faltou conteúdo.

         Quanto ao filme, gostei. Achei que o roteirista conseguiu dar substância aos personagens e me agradou bastante o ritmo das filmagens. É diferente do livro, sim, bem diferente, mas o ritmo é mais cadenciado e deixou mais compreensiva a história. Além do que, venhamos e convenhamos, os personagens quando ganham carne e ossos podem ser maravilhosos, não? 

         Na guerra entre o bem e o mal, a luta se desenrola demonstrando que nem tudo é preto ou branco, há variações no meio do caminho, e o que pode parecer ser o certo, de fato é torto e errado. Tomar cuidado com as decisões e com as pessoas é algo que precisamos ter cuidado sempre - eis o resumo do livro e do filme.

          Curiosos? Vão ao cinema, assistam ao filme e depois leiam os livros - irão entender porque preferi o filme aos livros. 








Pra mim, eis o cara mais fofo de todos... :D



2 comentários:

  1. Estou louca para ver esse filme, parece ser muito bom!
    Obg pela visita no blog e tbm estou te seguindo!
    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por passar por aqui Tamiris, seja sempre bem vinda. Bjs

      Excluir

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs