05 maio 2013

Açúcar - o doce veneno


Eu sou gordinha e luto contra o excesso de peso, uma luta diária e constante. E o meu maior inimigo também é uma enorme fonte de prazer: o açúcar! Por isto resolvi pesquisar o porquê dele me fazer tão bem e tão mal às vezes, e o resultado é este post. Leia com atenção e tente não cair na tentação!

Se você sofre com o excesso de açúcar em sua dieta (eu!), recomendo que o corte para que sua vida seja mais saudável. Uma boa opção para substituir é praticar esportes – sim, isto mesmo! – pois durante a prática esportiva o corpo libera a dopamina e ajuda a equilibrar o organismo. E aos poucos a necessidade de consumir o açúcar vai sumindo.
Outra coisa que faço é beber água toda vez que me dá vontade de comer doce, às vezes funciona, às vezes não, mas o resultado é sempre bom.
Há estudos feitos nos Estados Unidos que comprovam que o açúcar é tão viciante quanto à cocaína, pois causam efeitos semelhantes a drogas em nosso cérebro. O excesso de açúcar libera o neutransmissor dopamina que gera uma sensação de realização, de prazer, nos levando a querer mais e mais.
E a dopamina é o hormônio vital para a área cerebral responsável pelo aprendizado, memória e da tomada de decisão. Ou em outras palavras, o açúcar influencia na substância que nos ajudará a controlar o desejo de comer mais doce. Ruim isto, não?
Para quem deseja emagrecer, corta-lo da dieta é fundamental, mas isto não é fácil, pois o vício grita mais alto dentro da gente. Basta comer um pequeno pedaço ou tomar um suco mais doce para que não se consiga parar de comer doce, pois se perde a palatividade para o sabor do açúcar e aí queremos mais e mais.
O melhor que se tem a fazer é cortar o açúcar totalmente, mas se não for possível reduzir o consumo, a troca do refinado pelo açúcar mascavo ou por mel pode ser uma boa alternativa.
Sendo que os cientistas comprovaram que a abstinência ao produto causa ansiedade, irritabilidade e cansaço em excesso. (Oi? Como assim? Encontraram o motivo ‘deu’ ser tão estressada e não me avisaram?).
Uma boa recomendação dos nutricionistas é que se consuma no máximo 35g a 40g por dia – o que equivale a uma colher rasa de açúcar e um simples brigadeiro, ou de 30g de chocolate ao leite ou 3 balas de goma. Ou seja, quase nada pra quem é viciado em açúcar como eu.
Mas quando eu me proponho a fazer algo eu faço! E este mal saíra da minha dieta!
Alguns dos efeitos colaterais do consumo excessivo do açúcar são:
Diabetes: uma das doenças mais antigas relatadas pelos médicos, vontade de ir diversas vezes ao banheiro, machucados que não se cicatrizam, são alguns de seus sintomas. Quando nos alimentamos o pâncreas produz a insulina, se esta estiver em excesso ou em falta no organismo causa a diabetes. Um mal que poderá ser tratado, evitado e controlado, mas que quando chega a níveis altíssimos pode levar ao óbito.
Enxaqueca: quem sofre deste mal (eu!!!) sabe o quanto isto é horrível. Como explica o médico Edgar Raffaelli Jr, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia: “Existe um inimigo que, em geral, as pessoas desconhecem e custam a identificar: o açúcar. Como o controle da glicemia depende também do sistema límbico e o hipotálamo das pessoas que têm enxaqueca funciona mal, as oscilações bruscas da taxa de açúcar no sangue são fatores importantes para deflagrar a crise”. Ou seja, o excesso de açúcar interfere na produção da insulina e acaba afetando o nosso cérebro.
Obesidade: o consumo exagerado de açúcar obriga o pâncreas a trabalhar mais, produzindo mais e mais insulina, que favorece o acúmulo da famosa gordura abdominal. Ou seja: ganho de peso!
Câncer: o açúcar tem rápida absorção, aumenta a glicose no corpo e o pâncreas aumenta a liberação da insulina, que irá se depositar nos diversos tecidos do corpo, inclusive no mamário.
Estrias, celulites e rugas: Nossa eterna luta para ficar jovem e bonita passa por cortar o açúcar da dieta, pois quando consumimos o açúcar, ele se liga ao colágeno e o destrói. Assim a pele a elasticidade, a cor, fica dura, gerando as rugas, estrias e a celulite.

Quer mais motivos pra cortá-lo da sua dieta? Faça um simples exame de sangue, e converse com seu médico para que ele possa te orientar na melhor forma de substituir, cortar, ou equilibrar sua dieta.
E saiba que de todas as formas que há de açúcar, o refinado é mais prejudicial, pois a ele é acrescentado compostos químicos para deixá-lo mais doce, mais branco e mais fina. Então, novamente, prefira o açúcar mascavo, o melado ou o mel ao adoçar qualquer prato.
Extraído do site http://laboratoriocentralmm.com.br/especialistas-falam-sobre-os-riscos-do-acucar-para-obesidade-e-diabetes/

Fontes:


3 comentários:

  1. ai açucar...acho que e o maior vilão da minha vida.... sou uma formiguinha.... e adoro doces,... como com culpa...pois a balança sempre acusa rsrs
    sou da agenda dos blogs e vim conhecer seu blog passa la na casa pink qualquer dia bjs

    ResponderExcluir
  2. Hmm tb amo uns docinhos viu?! Mas realmentte pesa muito na balança! Aff
    Seguindo aqui flor!
    Bjoss!!

    http://bypracinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Óla, vim da agenda dos blogs conheçer seu cantinho...parabéns pelo espaço e muito sucesso no seu blog...seguindo! bjimm
    www.bybeiju.blogspot,com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs